Apesar de as roupas justas não estarem mais em evidência, o estilo sexy continua. Mas, agora é representado pelas transparências. “A nova tendência revela-se muito democrática, já que pode ser usada por mulheres de qualquer idade e com qualquer biotipo. O que vale é escolher uma parte do corpo para valorizar e, acima de tudo, sentir-se bonita e confortável”, explica a stylist Helaine Leandro.
As peças podem ter transparência integra ou apenas em detalhes e, por esse motivo, apesar de valorizar as curvas, deve-se ter cuidado para não mostrar demais e cometer deslizes. “É preciso saber combinar as peças e, acima de tudo, não exagerar. Se tiver receio de entrar com tudo nesta moda, prefira itens que tenham apenas alguns detalhes transparentes, como barras, mangas ou costas. Para não errar, comece apostando em camisas, saias e vestidos em cores como branco, preto ou nude que, além de estarem sempre em alta, são básicas e funcionam em diversas ocasiões”, sugere.
Uma peça que promete ser o musthave da estação são as camisas transparentes. Fechadas até o pescoço e com detalhes de laços, babados, paetês e outros, o item é uma opção básica e que com toda certeza deixará qualquer look mais bonito. O modo de usá-las varia e elas podem ser combinadas com peças de alfaiataria, como paletozinhos, calças retas e terninhos ou peças pesadas, como as de couro ou tricô.
Em geral, as peças transparentes são confeccionadas em tecidos como tule, organza, chiffon, crepe, filó, musselina, renda, crochê e tricô. As peças mais soltas, fluidas e feitas em tramas mais fechadas, são ideais para o dia a dia, pois combinam com situações descontraídas e compromissos diários. As peças mais justas, curtas e feitas em tecidos que deixam o corpo a mostra, devem ser reservadas para o período noturno, que permite produções mais ousadas.