sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sim, o estresse engorda

No meu treino de hoje reclamei para o meu personal e amigo Lucas Almeida que estava mais gordinha. Como faço uma dieta para aumentar o peso - cabe dizer que com orientação da nutricionista e de forma saudável -, disse que achei que talvez a suplementação pudesse estar me engordando. Notei que estou mais barrigudinha e não alterei em nada minha dieta. O Lucas, como eu disse no começo, além de personal é meu amigão, então me conhece bastante. Assim que eu fiz minha queixa, ele disse: “Tamiris, você pode estar engordando por estar estressada”. E aí vi sentido na alegação dele. Realmente tenho passado por um período de muito estresse por conta do trabalho e ele acompanha de perto meu drama.



Mas por que acontece?

Em nossa conversa sobre esse problema, descobri que nosso corpo quando submetido a altos níveis de estresse age como se estivesse correndo algum perigo e faz com que nossas células liberem hormônios, como adrenalina e cortisol. Quando as glândulas adrenais liberam cortisol, a testosterona, que ajuda a construir os músculos, diminui seus níveis. Com o tempo esse processo pode fazer com que o tecido muscular diminua e o corpo queime menos calorias. E para piorar, o cortisol também faz com que o corpo acumule gordura.

E não para por aí. A revista "Proceedings of the Nacionational Academy of Sciences" (Pnas) publicou um artigo científico no qual afirma que a tensão ativa uma área cerebral que produz a proteína UCN3, que faz com que tenhamos mais vontade de comer guloseimas. A liberação do cortisol em excesso também é outro problema, pois a função do hormônio resume-se a “informar” o corpo que é preciso repor as energias, mesmo que você não a tenha gastado completamente durante esse estado de alerta. E no que isso resulta? Em fome, MUITA FOME. Sendo assim, não resistir a uma boa "jacada" fica mais difícil.



Como driblar o estresse?

Cuidado, já é comprovado que o estresse contribui para a hipertensão, doença cardiovascular, resistência à insulina e distúrbios autoimunes. E um estudo feito por Elisa Epel, uma doutora em psicologia da Universidade da Califórnia, comprovou que as células de uma pessoa estressada envelhecem cerca de 9 a 17 anos a mais. Para tentar minimizar os picos de estresse, ioga e meditação são boas alternativas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário