quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Regendo emoções

O som remete o ser humano a muitas sensações. Com a capacidade de dar emoção a qualquer momento, a música já é usada até mesmo em terapias complementares. Se ela de fato cura doenças, esse ainda é um mistério que só a ciência poderá comprovar. Mas, há quem concorde que uma boa melodia pode tranquilizar a alma, proporcionando equilíbrio entre corpo e mente.

Mais do que um elixir terapêutico, para existir, a música depende de pessoas que saibam administrá-la. Para tanto, sempre será necessária a presença de músicos e compositores competentes, o que não falta na Orquestra Jovem de Guarulhos. Formado em 2003 pelo experiente maestro Emiliano Patarra, o grupo de musicistas reveza-se entre os postos de aprendizes e profissionais; ora estudando técnica, ora encantando o público nas apresentações.


Inaugurada em 8 de dezembro como presente de aniversário oferecido à cidade, a orquestra tem aprimorado o talento de muitos jovens e mostrado aos guarulhenses o quanto é boa a música clássica. Com público que cresce a cada dia e com mais orquestras voltadas ao aprendizado da juventude, a música clássica no Brasil tem ganhado novo fôlego e elevado o nível técnico.


Para Patarra, o grande desconhecimento sobre a música erudita resume-se na inacessibilidade e na ideia de que é necessário ser um profundo conhecedor da arte. "O maior problema é o acesso: basta pensar quantas rádios em São Paulo tocam música clássica. Outro fator prejudicial consiste em ideia difundida pelo País, de que se precisa saber muito para gostar. Quando fazemos concertos na cidade, converso com a plateia sobre cada música que será tocada, para quebrar o gelo", explica.

Fotos: Márcio Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário